Saiba como integrar os departamentos da sua empresa

Saiba como integrar os departamentos da sua empresa

 
Saiba como integrar os departamentos da sua empresa Saiba como integrar os departamentos da sua empresa

Não importa se é o Google ou a loja do seu João, que assim como muitas empresas vêm buscando alternativas para sobreviver nesta crise, considerada a pior do país. Qualquer empresa, independente do tamanho e do número de funcionários, deve aplicar um sistema de gestão eficiente, capaz de integrar todos os departamentos e assim alcançar o resultado desejado.


E pode ter certeza que isso é muito mais do que aplicar a política da boa vizinhança entre os departamentos! A empresa é, sim, uma só. Mas por menor que seja há departamento de vendas, atendimento ao público ou marketing, por exemplo. E todos devem "se conversar". Numa empresa com um bom plano de negócios todos os colaboradores devem entender como a organização funciona, é preciso alinhamento de processos de trabalho, deve-se ter metas e indicadores assim como acompanhamento de resultados.


É uma "cadeia" que, se funcionar direito, evita desperdícios, retrabalho e problemas de comunicação. E como integrar os diferentes departamentos? Na sua empresa deve ter alguns setores com responsáveis por cada um. Estas pessoas têm papel fundamental para a integração entre as áreas. É papel delas, ou seja, dos líderes, inspirar os colaboradores, conectar habilidades multidisciplinares e apoiar o entendimento das responsabilidades de cada membro para o bom funcionamento de todas as áreas.


Neila Cristina Franco, Consultora de Processos de Negócios e Tecnologia da Informação, com 30 anos de experiência na gestão de equipes multidisciplinares e na implantação e revisão de processos eficientes, diz que um bom líder influencia positivamente todo o sistema em que está inserido e contribui com o crescimento de todos a sua volta. Ele é capaz de fomentar o trabalho em equipe e a motivação das demais pessoas, gerenciar de forma positiva eventuais conflitos, ouvir os diferentes pontos de vista das pessoas, tomar decisões em prol da resolução de problemas identificados, aceitar novos desafios e permitir a participação de todos.


E como este líder pode ajudar para integrar todos os departamentos? Ele tem que desenvolver ações e ter as responsabilidades por sua área. Deve deixar claro para sua equipe que a área não é a única responsável por todo o resultado da empresa. Mas pode impactar diretamente no resultado final. Deve deixar claro que o esforço de todos os setores é que vai contribuir para o resultado geral da empresa.


Tenho que dizer que não é uma tarefa fácil. Atualmente, o engajamento de colaboradores é um dos maiores desafios das empresas. Muitas ainda estão em busca de soluções para gerar mais engajamento e interação mas pode ter certeza que uma das principais motivações para o engajamento de profissionais é a relação saudável com os colegas de trabalho. E cabe ao líder desenvolver bem este trabalho para o bom clima organizacional da empresa.


Sabe como fazer isso? O endomarketing é uma boa ferramenta. Esta é uma metodologia inspirada no marketing tradicional que busca inspirar funcionários, engajando-os com a causa da empresa e com os colegas.


Que fique bem claro: endomarketing é diferente de comunicação interna e para os resultados aconteçam, é preciso saber usá-lo. No endomarketing usa-se a persuasão e o convencimento do colaborador. Você pode, por exemplo, fazer uma campanha interna para mostrar ao seu funcionário o porquê é importante ele agir de certa forma ou adotar uma prática específica.Para a boa integração é importante também ter planejamento. As pessoas precisam conversar, se organizar e planejar. É preciso alinhamento para que todos possam cumprir os mesmos objetivos e as metas.

A boa comunicação também é essencial para a integração e evita a chamada "rádio peão", aquelas conversinhas paralelas que nem sempre revelam a realidade da empresa. Cuide da sua comunicação para que seja transmitida aos funcionários de forma padronizada.


Mas não é só isso. Crie processos internos e uma rotina para seus funcionários. Eles devem saber procurar para solucionar cada tipo de problema e para repassar as informações.Para o bom funcionamento na empresa a integração deve ir além das pessoas e atingir também os dados. Não tenha medo de buscar ferramentas que possam auxiliá-lo no gerenciamento da empresa. Há algumas disponíveis no mercado que podem ajudar na integração das informações de todas as áreas do negócio em um só local.


Você ainda está em dúvida em como melhorar a integração na sua empresa? O melhor caminho é buscar, o quanto antes, maneiras para solucionar este problema interno. Priorize a capacitação da equipe! Os cursos da Escola de Negócios da ACE Jundiaí vão capacitar seus colaboradores para a resolução de falhas, desvios e não conformidades, desenvolver habilidades para identificação das causas reais e de uma postura favorável para a implantação de um processo de tratativa e tomada de decisão corretiva.


Fonte: acejundiai.com.br 

Categories
#Posts
search
Redes Sociais